MULHER

6 dicas para manter o corpo bem hidratado no Carnaval

Publicados

em

Especialista alerta sobre sintomas e cuidados para

 aproveitar a festa sem colocar a saúde em risco

A desidratação está entre os principais problemas de saúde que ocorrem durante ao Carnaval. Sintomas como dores de cabeça, náuseas, tontura, cansaço, queda de pressão e taquicardia são um alerta de que o corpo está pedindo água e que podem acabar com a festa mais cedo.

A exposição ao sol durante os desfiles de blocos, o forte calor da época e o aumento da transpiração acabam fazendo com que o organismo perca mais líquido e, por isso, os foliões devem redobrar a atenção, afirma o médico Bruno P. Biluca, do centro de nefrologia Fenix Alphaville. “A hidratação inadequada interfere em várias funções do organismo, como a regulação da temperatura corporal, o bom funcionamento dos rins e do intestino”, diz.

A seguir, seis dicas do especialista para encarar a maratona sem descuidar da saúde: 

1. Garrafinha de água, adereço essencial

Ter uma garrafa sempre à mão é uma boa forma de não se esquecer de beber água. Tenha o cuidado de enchê-la em casa ou de comprar em lugares confiáveis, verificando sempre o lacre, afinal, tomar água contaminada pode provocar vômito e diarreia, que aumentam ainda mais a desidratação, e infecções intestinais, entre outras doenças. Vá bebendo aos poucos para repor o que foi perdido. O recomendado, em geral, é tomar cerca de dois litros por dia.

Leia Também:  Estudo mostra a relação entre os hábitos digitais de pais e filhos

2. Faça da tecnologia uma aliada

Vários aplicativos para smartphones trazem a programação do Carnaval pelas cidades brasileiras. Mas há apps também que podem ajudar a aproveitar melhor a festa, como aqueles que lembram de que é hora de beber água.  Se preferir, programe o relógio do seu celular para emitir alertas. Assim, fica fácil não esquecer.

3. Cuidado com as bebidas alcoólicas

É muito comum as pessoas acharem que estão hidratadas quando bebem cerveja, por exemplo. O médico Bruno P. Biluca, explica que é exatamente o contrário. “A cerveja é diurética, portanto, faz o corpo eliminar mais líquidos, aumentando o risco de desidratação”, afirma. Além de ter moderação no consumo das bebidas alcoólicas, uma dica valiosa é intercalar com água pura ou água de coco. Isso ajuda não só a manter o corpo hidratado, mas também a diluir e eliminar o álcool do organismo, prevenindo a indesejável ressaca.

4. Coma bastante frutas e verduras

As frutas contribuem para hidratar, repor minerais perdidos na transpiração e garantir uma dose extra de vitaminas. Podem ser consumidas in natura, em saladas de frutas, sucos e suchás. Algumas ótimas opções são limão, melancia, morango, pepino e maçã. O mesmo vale para os legumes e hortaliças. Capriche nas saladas durante as refeições e evite alimentos gordurosos e muito condimentados.

5. Use roupas e fantasias leves

Esqueça aquelas fantasias pesadas, que aumentam o calor e não deixam seu corpo respirar. Opte por roupas leves, de preferência feitas com tecidos naturais. Se a folia for na rua, atrás de blocos e trios elétricos, lembre-se de usar bonés ou chapéus e não economize no filtro solar.

Leia Também:  Jogo da Discórdia do Zodíaco: quem são os signos mais confiáveis

6. Atenção especial com as crianças

Os pequenos, assim como os idosos, se desidratam mais facilmente. Garanta que eles estejam sempre bem hidratados e protegidos do sol. De tempos em tempos, ofereça sucos naturais e, claro, muita água pura. Evite os refrigerantes e as bebidas em caixinha, que contêm grandes quantidades de sódio e açúcar, e dão apenas a falsa ilusão de matar a sede.

 

Sobre a Fenix Alphaville

Inaugurada em 2018, a Fenix Alphaville é especializada em doenças renais, oferecendo uma experiência inovadora em hemodiálise e atendimento médico de excelência, em um ambiente hospitalar seguro e com padrão premium, de hotelaria 5 estrelas. Os tratamentos são orientados pelas mais modernas técnicas em nefrologia e prescritos de forma individualizada por uma equipe de médicos especialistas, com apoio multidisciplinar de psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeuta. Entre os diferenciais, estão a hemodiafiltração, que reduz efeitos colaterais, suítes para o tratamento noturno, spa, lanche preparado por chef, transporte Leva e Traz e heliponto. A clínica faz parte da Rede Fenix de Nefrologia, que atua há 23 anos na área, e está localizada em Alphaville, Barueri-SP.

 

Por Fofuxa

Assessoria: Adriana Villar

 

POLICIA

POLÍTICA MT

PICANTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA