MANCHETE 2

Abílio dispara nos evangélicos; Emanuel é forte nos idosos e França nos menos escolarizados

Publicados

em

 

O vereador e candidato a prefeito de Cuiabá, Abílio (Podemos), é o preferido do eleitorado evangélico. De acordo com uma pesquisa do Instituto Ibope sobre as intenções de voto na Capital, divulgada na última semana, Abílio esta na frente dos demais adversários.

Dos 26% que responderam que votariam no vereador nas eleições municipais de 2020, 38% são evangélicos. O segundo colocado na disputa, segundo o Ibope, é o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), com 20% das intenções de voto.

O levantamento do Instituto aponta que o candidato à reeleição é o preferido entre os mais velhos. Entre seus eleitores, 30% possuem mais de 55 anos.

O Ibope também revela que o terceiro colocado na disputa, Roberto França (Patriota), tem uma boa base eleitoral entre aqueles que possuem menos estudo. De acordo com a pesquisa, 27% de seus eleitores cursaram apenas até o ensino fundamental.

França possui 19% das intenções de voto, o que configura um empate técnico com Abílio e Pinheiro, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 4%. Por fim, o levantamento do Ibope apontou ainda que a Gisela Simona (Pros), que também concorre à prefeitura da Capital, é mais lembrada entre as mulheres (16%) do que pelos homens (6%), entre seu eleitorado.

A pesquisa do Ibope traçou ainda um perfil de quem apoia os principais candidatos à prefeitura de Cuiabá. O eleitor de Abílio, por exemplo, é preto ou pardo (30%), evangélico (38%), tem entre 35 e 44 anos (35%), cursou até o ensino médio (34%), e é homem (33%).

Já os apoiadores de Emanuel Pinheiro tem mais de 55 anos (30%), são mulheres (22%), e se declararam católicos (21%). Roberto França, por sua vez, mostra um empate na preferência entre eleitores brancos ou negros (19%) e tem o apoio daqueles que tem 45 anos ou mais de idade (48%).

A pesquisa Ibope ouviu 602 pessoas entre os dias 14 e 16 de outubro. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é 95%. A pesquisa foi registrada sob o número MT-02443/2020.

 

 

POLICIA

POLÍTICA MT

PICANTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA