MULHER

Ai, ai, ai, ai… Tá chegando a hora…

Publicados

em

Para evitar que a diversão no Carnaval resulte em problemas para a pele e para o corpo, foliões precisam tomar cuidados antes, durante e depois de cada dia de festa 

Ainda que os compositores Haroldo Lobo e Nássara provavelmente não tenham pensado nisso nos idos anos 1940, Allah-lô” traz em sua letra lições fundamentais para a turma do funil. Uma das marchinhas mais conhecidas de todos os tempos, a canção afirma que “O sol estava quente e queimou a nossa cara” e termina com “Mande água pra ioiô, mande água pra iaiá! Allah, meu bom Allah.”

Nada poderia ser mais ilustrativo. Quem pretende passar a mão na – “saca, saca” – saca-rolha e beber até se afogar nos bloquinhos e trios elétricos durante o Carnaval precisa tomar alguns cuidados, ligados exatamente ao sol e à desidratação. Além do fígado, que costuma sofrer quando cometemos excessos, a pele é outra parte do corpo que merece atenção antes, durante e depois da folia.

Fisioterapeuta com especialização em dermato funcional e fundadora da Mais Top Estética, Natália Ribeiro afirma que o segredo para passar ileso pelo ziriguidum está em hidratar a pele e o corpo como um todo sempre que possível. No caso da pele, em especial, são necessários alguns procedimentos específicos, para evitar possíveis efeitos danosos decorrentes do uso de maquiagens.

Confira a seguir algumas dicas para quem pretende cair na folia:

Mas que calor ô ô ô ô 

Carnaval é, normalmente, uma época em que se toma muito sol, seja na praia, no bloquinho ou no trio elétrico. Já que a pessoa sabe que vai tomar sol, é preciso proteger a pele, não só com filtro solar de uso dermatológico, que realmente garante boa proteção”, comenta Natália Ribeiro, da Mais Top Estética. “O ideal é, junto com o protetor solar, passar um bom antioxidante, como produtos à base de sangue do dragão, substância extraída de uma árvore chamada dragoeiro.

Leia Também:  4 truques para fazer tranças incríveis no cabelo

Cachaça não é água, não 

Segundo Natália, também é preciso saber administrar os alimentos e bebidas ingeridos. “Nesta época, a gente tende a comer muita porcaria e ingerir bebidas alcoólicas”, diz a especialista. “Com esse calor, o nosso corpo transpira muito. Tende a perder muito líquido. Por isso, é preciso tomar muita água. No caso da hidratação da pele, ela ocorre em nível tópico, com o uso de hidratante, e com a ingestão de água. Então, o ideal é fazer os dois processos.

Nana, nenê… 

Outro cuidado essencial a ser observado pelos foliões de qualquer idade é procurar reservar um tempo para o descanso e a reposição das energias. “O que os jovens fazem muito é dormir mal ou mesmo não dormir. Somado a isso e à ingestão de lanches e bebidas alcoólicas, ainda tem a poluição do ar. Ou seja, é um conjunto de coisas que faz com que nossa pele oxide. E oxidação é igual a envelhecimento, pois faz com que a pele vá ficando com tons mais escuros, sem viço, sem vida e sem saúde.

Leia Também:  Carnaval: Viviane Araújo 'prevê' como será desfilar grávida: "Chororô"

Acorda, Maria Bonita! 

Para preservar a saúde da pele durante e após a folia, Natália sugere o uso das chamadas cápsulas da beleza. Existem algumas formulações que são 100% naturais, fitoterápicas, à base de ervas e vitaminas, e algumas são consideradas detox, à base de cavalinha, centella asiática, castanha da Índia e camellia sinensiso famoso chá verde”, sugere a especialista. “Essa cápsula detox todo mundo vai precisar no período pós-Carnaval, porque a tendência é de que, depois de tantos excessos, estejamos intoxicados por dentro também.

O dia já vem raiando, meu bem, eu tenho que ir embora. 

Por último, Natália afirma que é preciso um cuidado especial depois de cada dia de folia. “Por conta das fantasias, as mulheres principalmente tendem a fazer muita maquiagem, com pintura e às vezes com tinta mesmo”, afirma a especialista.Então, é importante limpar bem a pele ao final do dia ou da festa, para não entupir os poros e isso vir a causar cravos e até a acne, que é um problema mais grave. Essa limpeza deve ser feita com água micelar, seguida de sabonete neutro e finalmente algum tônico ou água termal.

 

Por Fofuxa

Foto: Pexels

Assessoria: Natália Almeida

POLICIA

POLÍTICA MT

PICANTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA