MUNDO

Boeing 737 termina com trem de pouso torcido após erro do piloto

Publicados

em

Um Boeing 737 acabou com sérios danos em seus trens de pouso de nariz e principal, depois que o piloto deixou a aeronave escapar para fora da área pavimentada da pista de pouso e decolagem.

A aeronave envolvida foi o Boeing 737-300 da companhia aérea Trigana Air Service, registrado sob a matrícula PK-YSG. O jato realizaria o voo de número IL-7341 de Jayapura para Wamena, ambas na Indonésia, com 4 tripulantes e 16 toneladas de carga.

Mas o avião acabou saindo para a grama aproximadamente na interseção com a taxiway D, que fica em torno da metade da pista do aeroporto de Jayapura, a 1585 metros da cabeceira 30 e a 1400 metros da cabeceira oposta, segundo dados do The Aviation Herald.

A aeronave sofreu quebra de uma das rodas do trem de pouso de nariz, e a estrutura do trem principal esquerdo girou quase 90 graus.

Acidente Trigana 737-300 Jayapura
Acidente Trigana 737-300 Jayapura

Observadores de solo relataram que a ocorrência se deu pouco antes da decolagem, enquanto a aeronave parecia fazer um backtrack para alinhar com a pista. (Backtrack é o procedimento de virar o avião para o sentido contrário sobre a pista).

Leia Também:  Site usa foto de 'brasileira' para ilustrar matéria sobre sexo casual

Porém, como descrito acima, o incidente ocorreu em torno do meio da pista, e não em algum ponto mais próximo de uma das cabeceiras. Assim, a menos que os pilotos tenham optado por decolar utilizando somente metade da distância total disponível, eles não estariam fazendo backtrack naquele ponto.

A tripulação teria relatado que estava apenas taxiando para partir, portanto, faz mais sentido a possibilidade de que eles utilizavam a pista principal para taxiar. Dessa forma, até o momento, permanece incerto o que causou a saída do 737 para a área não pavimentada.

O aeroporto ficou fechado por cerca de 5 horas até que a aeronave pudesse ser retirada da pista.

Fonte: Aeroin

POLICIA

POLÍTICA MT

PICANTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA