ARTIGOS

Como manter um alto nível de empregabilidade?

Publicados

em

Por Ayrton Cavalcante

“Entender o que é empregabilidade, desenvolver o autoconhecimento e saber se posicionar no mercado é essencial para se destacar diante de tantos candidatos.”

A taxa de desemprego no Brasil foi de 14,1% no trimestre de setembro a novembro de 2020 e atingiu 14 milhões de pessoas, os dados foram divulgados pela Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A taxa foi a mais alta para esse trimestre desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012. Na comparação com o trimestre anterior (junho a agosto), o cenário é de estabilidade (14,4%). Já em comparação com o mesmo trimestre de 2019, são 2,9 pontos percentuais a mais (11,2%).

A crise chegou para todos e os reflexos no mercado de trabalho são evidentes. Com tantos profissionais disponíveis, as empresas tendem a exigir cada vez mais e a oferecer cada vez menos. Para manter a empregabilidade em alta, é necessário ter as competências CHAVE, ou seja, ter: Conhecimento, Habilidade, Atitude, Valores e Entorno.

Vale lembrar que as pessoas são admitidas no trabalho pela sua capacidade técnica (experiência, formação) e demitidas, em sua maioria, pelo comportamento.

Mais de 14 milhões de pessoas estão em busca do tão sonhado emprego, mas por que muitas delas, tem dificuldade em se recolocação? Então, vamos lá…

Conheça algumas estratégias para administrar sua carreira com foco em alta empregabilidade:

      1.Mantenha-se atualizado sobre as novas tendências de sua área de atuação

Fique atento às notícias e mudanças que ocorrem na sua área de expertise. As leis se modificam, o cenário do mercado se adapta aos impactos da economia, a tecnologia se aperfeiçoa. Por isso, o profissional de sucesso está sempre bem informado sobre sua área;

  1. Aposte em educação continuada

Quem investe em qualificação amplia seus horizontes, estende sua visão de mundo, enriquece seus conhecimentos e sempre terá portas abertas. A internet oferece cursos online gratuitos, workshops e escolas de negócios oferecem cursos de atualização.

  1. Aplique os novos conhecimentos no seu cotidiano

Elabore e apresente novos projetos, discuta conteúdos em evidência e demonstre que está desenvolvendo seu potencial.

  1. Conheça bem suas habilidades e competências profissionais

O profissional de sucesso é seguro sobre o que domina e deve demonstrar seus conhecimentos e habilidades com solidez. A empregabilidade não se sustenta somente com diplomas e certificações, é preciso dar visibilidade as suas qualidades.

  1. Saiba aonde quer chegar e prepare-se

Planejar sua carreira é essencial para que você invista tempo e dinheiro desenvolvendo competências que se alinhem com seu objetivo. Tendo definido seu objetivo profissional, basta mapear quais habilidades você necessita desenvolver para chegar lá e se preparar.

  1.  Faça seu networking

Não se esqueça: Você só tem uma chance de causar uma primeira boa impressão. Além disso, é extremamente importante que o profissional aproveite e amplie seu network. Fazer bons contatos e mantê-los informados sobre suas potencialidades e seus objetivos pode ser o elo entre você e as melhores oportunidades do mercado. Uma dica é não perder a chance de conhecer novas pessoas e investir no marketing pessoal para causar uma boa impressão e mantê-la.

Afinal, por que uma empresa o contrataria hoje?

AYRTON CAVALCANTE é Diretor Comercial no RDanillo Paixão por Gente, Consultoria de Recursos Humanos que já contratou mais de 10 mil profissionais em todo Brasil em 14 anos de existência. Gestão de Recursos Humanos pela FranklinCovey. Atua no atendimento as empresas de todos os portes em todo Brasil, atendendo a demanda de Gerentes, Diretores e CEO’s.

POLICIA

POLÍTICA MT

PICANTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA