MUNDO
Covid-19: Itália vai prorrogar estado de emergência no país até 30 de abril




O ministro da Saúde da Itália, Roberto Speranza, confirmou nesta quarta-feira (13) que o governo prorrogará o estado de emergência devido à pandemia do novo coronavírus até o dia 30 de abril.
Em audiência na Câmara dos Deputados, Speranza disse que a extensão do prazo desse instrumento é “inevitável” por conta da “piora de todos os parâmetros” da crise sanitária.
O estado de emergência está em vigor desde 31 de janeiro de 2020 e, após um prazo inicial de seis meses, foi prorrogado para 15 de outubro e depois 31 de janeiro de 2021.
Entre outras coisas, o instrumento permite ao governo suspender voos e a entrada de viajantes provenientes de países de risco, instituir lockdown em áreas com novos focos de contágio e alugar navios para a quarentena de migrantes e refugiados.
“Há uma piora geral da situação epidemiológica na Itália”, declarou Speranza, acrescentando que a pandemia entrou “novamente em uma fase expansiva”. O governo deve divulgar nos próximos dias um novo decreto com medidas para conter a Covid-19, incluindo possíveis restrições a deslocamentos e aos serviços de retirada em bares.
Por outro lado, Speranza disse que o governo pretende reabrir museus nas regiões na faixa amarela, a primeira na escala de risco da pandemia.
A Itália soma até hoje 2,3 milhões de casos do novo coronavírus e quase 80 mil mortes. As médias móveis de contágios e óbitos, no entanto, apresentam uma tendência de alta.
Até o momento, cerca de 800 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina da Biontech/Pfizer no país, mas a campanha deve se acelerar devido à chegada dos primeiros lotes do imunizante da Moderna.


-
PICANTES5 dias atrás
Vídeo vaza com Anitta fazendo tatuagem no “cu” e choca o Brasil ; confira as imagens
-
JUDICIÁRIO MT7 dias atrás
Balcão Virtual do TJMT já está no ar
-
BRASIL7 dias atrás
Brasil registra 1.308 mortes por covid-19 nesta sexta-feira
-
CULTURA4 dias atrás
Imortal pela Academia Mato-grossense de Letras, Ivens Scaff é homenageado com adaptação de sua obra para o cinema
-
MANCHETE 27 dias atrás
Cinco de MT votam por manter preso deputado que criticou ministros do STF
-
GASTRONOMIA E TURISMO4 dias atrás
Para celebrar o aniversário, Txai Resorts cria o drink “Txai 20”
-
POLÍCIA6 dias atrás
Governador e secretários de Educação e Segurança dão posse aos diretores das novas escolas militares
-
BRASIL7 dias atrás
Bolsonaro nomeia militar para presidência da Petrobras; saiba mais