COLUNA SOCIAL

Dia do Nutricionista: Professora dá dicas de alimentação saudável para fortalecer imunidade na pandemia

Publicados

em

Dia do Nutricionista: Professora dá dicas de alimentação saudável para fortalecer imunidade na pandemia

Coordenadora do curso de Nutrição da Unic Rondonópolis elenca alimentos que podem ser consumidos para melhorar as chances de defesa do organismo e ajudar na prevenção do coronavírus

Neste período de pandemia, em que “prevenção” é a palavra-chave para impedir a disseminação do coronavírus, é natural que a preocupação com a saúde aumente, principalmente para pessoas que integram os chamados grupos de risco. Idosos, diabéticos, hipertensos e portadores de insuficiência cardíaca, renal ou doença respiratória crônica são mais suscetíveis ao vírus e, por isso, necessitam fortalecer o sistema imunológico. Segundo especialistas, uma alimentação saudável, embora não seja suficiente para combater a doença, tem um importante papel no aumento da imunidade, ampliando assim as chances de defesa do organismo.

Para comemorar o Dia do Nutricionista, celebrado nesta segunda-feira (31/08), a coordenadora do curso de Nutrição da Unic Rondonópolis, Alessandra Seleri, traz algumas orientações importantes sobre o assunto: a primeira delas é fazer uma dieta à base de alimentos fonte de vitamina C. “Goiaba, laranja, acerola, kiwi e limão. O consumo moderado de boas fontes de proteínas, como ovos, frango e carnes magras são também recomendados, além de alimentos com fibras e probióticos, que ajudam no funcionamento do intestino, local onde encontram-se a maior parte das células do sistema imunológico” explica.

As oleaginosas como castanhas, amendoins e nozes, de acordo com a especialista, também são recomendadas, pois contém zinco e selênio, que são antioxidantes e, consequentemente, fortalecem o sistema imunológico. O consumo de saladas, legumes e vegetais, o mais sortidos possíveis, que oferecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, também são dicas importantes.

Além da alimentação, Alessandra chama atenção para a qualidade do sono, que afeta diretamente a imunidade. “É necessário dormir bem e reduzir os níveis de estresse para melhorar a imunidade. Há opções interessantes de chás que podem ajudar a relaxar, como camomila, cidreira e erva doce”, completa a professora da Unic.

Sobre a Unic
Fundada em 1988, a Unic foi a primeira instituição privada de ensino superior no Mato Grosso e é uma das universidades mais conhecidas e tradicionais da região, tendo formado milhares de alunos nos cursos presencias e a distância. Com unidades em várias cidades do estado e representatividade em diversos campos de atuação, a instituição oferece cursos de extensão, graduação, pós-graduação lato sensu, além de programas de mestrado e doutorado. De portas abertas para a comunidade, a instituição presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unic oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2010, a Unic passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.unic.br .
Sobre a Kroton
A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e 846 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país.
Assessoria: Weber Shandwick

publicidade

publicidade

POLICIA

POLÍTICA MT

publicidade

PICANTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA