ECONOMIA
Fiagril apresenta relatório de sustentabilidade com metas e ações socioambientais


Transformar vidas conectando a produção sustentável com o mundo é o propósito da Fiagril e nos últimos anos, com a vinda da pandemia, os desafios foram ainda maiores por conta dos desdobramentos econômicos e sociais. E pelo segundo ano consecutivo, a empresa apresenta o Relatório de Sustentabilidade 2021, em que aponta as ações e metas voltadas a garantir uma atuação responsável, focada em ações ambientais e no social. Confira o relatório na íntegra no site https://www.fiagril.com.br/sustentabilidade.
Nesse sentido, a Fiagril se tornou signatária do Pacto Global das Nações Unidas, o que reforça seu comprometimento com a sustentabilidade no agronegócio. “Um compromisso, aliás, que nos acompanha há muitos anos. Somos ativos na percepção de riscos e nas recomendações aos clientes, em consonância com as diretrizes da Moratória da Soja. Isto reforça o compliance socioambiental de nossas compras e financiamentos”, explica Henrique Mazzardo, CEO da Fiagril.
Porém, 2021 também foi um ano com grandes impactos no agronegócio, não apenas pela pandemia. O mercado enfrentou a escassez de produtos, sobretudo insumos, no segundo semestre. “Para superar esse problema, que atinge diretamente nosso principal negócio, aumentamos as importações diretas e antecipamos embarques, estratégia que se mostrou bem-sucedida”, conta Mazzardo.
Além disso, no negócio de grãos, a dificuldade se manifestou por meio de intempéries climáticas, que afetaram parcialmente a safra de soja e mais fortemente a de milho. Já na operação de biodiesel, houve dificuldades por conta da nova política do Governo Federal, que reduziu de 13% para 10% a porcentagem desse combustível no óleo diesel que é vendido nos postos.
Mesmo diante das adversidades, a Fiagril ampliou a base de clientes, consolidou duas filiais em Tocantins, abriu mais uma filial em Alta Floresta e se tornou um dos cinco maiores players do setor.
No relacionamento com os stakeholders da cadeia produtiva e de valor, a prioridade é que estejam alinhados com as melhores práticas de mercado.
“Buscamos ser parceiros das comunidades onde estamos presentes, procurando contribuir com o desenvolvimento de forma sustentável, com geração de empregos, renda e crescimento econômico”, comenta Mazzardo.
Para 2022, ano em que a empresa completa 35 anos de história, a Fiagril pretende abrir novas filiais, não apenas em Mato Grosso, mas também em outros estados com perfil produtivo semelhante. “Estamos confiantes que temos capital humano, capital financeiro e compromissos socioambientais fortes para crescer com responsabilidade e de forma sustentável”, afirma o CEO.
Sobre a empresa
A Fiagril atua há mais de 34 anos e é referência na originação de grãos, distribuição de insumos agrícolas, produção de biodiesel e assistência técnica ao produtor.


-
JUDICIÁRIO MT5 dias atrás
Instalação de elevador traz acessibilidade ao Fórum de Barra do Garças
-
MUNDO5 dias atrás
Como ‘flutuação suja’ ajuda Peru a manter moeda estável e segurar inflação
-
MUNDO4 dias atrás
No último dia no poder, governo das Filipinas manda fechar site de jornalista vencedora do Nobel da Paz
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Deputado minimiza ‘pressentimento’ de Bolsonaro
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
“Cumpre o que fala”, diz prefeito sobre gestão estadual
-
Geral6 dias atrás
Cuiabá convoca professores aprovados em seletivo
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Presidenciável Lula visitará MT em julho
-
MUNDO5 dias atrás
Aborto: a igreja no Texas que ajuda mulheres a interromper gravidez