MANCHETE
Mato Grosso suspende aulas e eventos; Mauro coordenará pessoalmente equipe de prevenção


O decreto será publicado ainda hoje em caráter emergencial.
O governador Mauro Mendes (DEM) decretou ‘quarentena’ em Mato Grosso e determinou a suspensão das aulas na rede estadual, municipal e superior de ensino entre 23 de março e 5 de abril. Além disso, os eventos realizados pelo estado em ambientes fechados com público superior a 200 pessoas também serão suspensos. O governo recomenda ainda que o setor privado faça o mesmo.
Mendes esteve reunido com a equipe de governo por cerca de sete horas para deliberar sobre o assunto e anunciou no fim da tarde desta segunda as medidas que serão adotadas pelo estado. O decreto será publicado ainda hoje em caráter emergencial. Como as aulas retornariam somente na próxima semana, a determinação é que seja feita a antecipação de férias.
Além das aulas e eventos, a administração estadual determinou a suspensão da participação de servidores em atividades de capacitação, treinamento ou evento, tanto internacional quanto interestadual.
O servidor que estiver com suspeita de contaminação ficará em isolamento domiciliar. Além disso, os funcionários que retornarem de viagens internacionais ou que tenham tido contato com pessoas contaminadas ficarão em regime de teletrabalho pelo período de 14 dias.
Está ainda autorizada a realização de despesas para aquisição de bens, serviços, insumos de saúde com dispensa de licitação, além da requisição administrativa de serviços de saúde, profissionais de saúde e equipamentos.
O governador criou ainda o Gabinete de Situação que será coordenado diretamente pelo governador e integrado pelos secretários de Estado da Casa Civil, Saúde, Segurança Pública, Planejamento e Gestão, Fazenda, Educação e PGE.
“Acreditamos que essa medida, segundo as orientações do próprio Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, que é a prevenção através de eventos coletivos e contato direto das pessoas, seja a única forma consistente de controlar a proliferação”, disse Mauro, em coletiva de imprensa.
Veja decreto clique abaixo


-
JUDICIÁRIO MT3 dias atrás
Instalação de elevador traz acessibilidade ao Fórum de Barra do Garças
-
MUNDO3 dias atrás
Como ‘flutuação suja’ ajuda Peru a manter moeda estável e segurar inflação
-
MUNDO3 dias atrás
Aborto: a igreja no Texas que ajuda mulheres a interromper gravidez
-
Geral4 dias atrás
Cuiabá convoca professores aprovados em seletivo
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
TRE autoriza vereador bolsonarista a trocar de partido em MT
-
POLÍTICA MT2 dias atrás
TRE nega recurso e mantém ação que poderá cassar vereador em MT
-
MUNDO3 dias atrás
Ao menos 49 morrem em incêndio em prisão na Colômbia, diz imprensa local
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
“Cumpre o que fala”, diz prefeito sobre gestão estadual