JUDICIÁRIO MT
Judiciário participa de inauguração de unidade de combate ao fogo




O BEA é equipado com recursos tecnológicos de monitoramento via satélite, capazes de identificar focos de calor e detectar incêndios nos três biomas existentes em Mato Grosso. Pantanal, Cerrado e Amazônia. “Primeiro realizamos a obtenção dos dados de focos de calor por meio da plataforma do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Tudo via satélite. Verifico os focos de calor ativos. Utilizando dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), identifico a propriedade, proprietário, CPF, número de telefone, entre outros dados. Depois disso ligo, falo com o proprietário e comunico que há uma queimada em sua área e que devem ser tomadas providências“, explicou o soldado Vitorazzi, um dos responsáveis pelo monitoramento. Na demonstração eles localizaram focos em uma fazenda no Município de Feliz Natal, distante 536 km ao norte de Cuiabá.


“Nossa preparação é bem anterior aos períodos críticos. Dentre o planejamento estão ações preventivas e repressivas. Nestes primeiros seis meses concentramos nas ações preventivas, como a capacitação de brigadistas nas Comunidades e Unidades de Preservação, aceiros em rodovias e palestras orientativas em diversos Municípios. Com a nova sede, vamos poder ampliar todas as ações que nós já fazemos. Temos quatro fases distintas – prevenção, preparação, resposta e responsabilização, e com essa estrutura vamos conseguir fazer o monitoramento de todo o Estado na Sala de Situação. “, informou a tenente-coronel Bombeiro Militar, Juscely Rodrigues Marques, comandante do BEA.
A juíza da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes, explicou como funciona a participação de recursos do Judiciário na recuperação do imóvel que fica na antiga Escola Estadual, Barão de Melgaço. “Houve um pedido formal de liberação de recursos financeiros efetuado pelo comandante do Corpo de Bombeiros do Estado e do secretário de Justiça e Segurança Pública. O objetivo era a revitalização do BEA. Foram ouvidas a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Controladoria Geral da Justiça e o Ministério Público. Todos emitiram
pareceres favoráveis. Os recursos são de delações premiadas, valores que retornariam exatamente para o Governo de Mato Grosso”, indicou a magistrada.
Na mesma oportunidade 148 bombeiros militares receberam novas patentes. Eles foram promovidos.
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual.
#Paratodosverem Descrição das imagens: Foto1: Foto colorida. Uma sala com dezenas e pessoas. Todos em pé. O corregedor de terno cinza, ao lado do governador que está de terno preto e de costas para câmera, acompanham atentamente a chamada realizada pelo soldado que está sentado à frente da tela do computador. Ele fala em um celular com o produtor rural onde identificaram uma queimada. Na foto ainda parecem comandantes militares, a secretária de Meio Ambiente e o secretário de Segurança.
Foto 2: Foto colorida. Dezenas de bombeiros em uma quadra esportiva, coberta. À esquerda o grupo está com uniformes de combate ao fogo e capacetes em tons laranja. À direita outro grupo usa o tradicional uniforme caqui e bonés. Ao fundo estão as autoridades em um pequeno palanque.
Ranniery Queiroz/ Fotos Adilson Cunha
Assessoria de Imprensa CGJ
Fonte: Tribunal de Justiça de MT


-
PICANTES3 dias atrás
Mulher Melão abusa da sensualidade e exibe ensaio apaixonante: “Vem perder o juízo!”
-
MATO GROSSO3 dias atrás
MP denuncia membros de facção criminosa que invadiram bar
-
PICANTES3 dias atrás
Geisy Arruda usa menor biquíni que tem e faz clique ousado: “”SEXTOU meu povo!!!”
-
PICANTES3 dias atrás
Thiaguinho e Carol Peixinho planejam primeiro filho do casal: “Na tentativa!”
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Supostos organizadores do Dia do Fogo são alvos de operação em Colniza
-
CARROS E MOTOS3 dias atrás
Fiat Cronos 2023 chega às lojas, com destaque para o novo câmbio CVT
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Ouvidoria prioriza enfrentamento à violência doméstica em atendimento
-
CIDADES2 dias atrás
Falta de Coronavac impede início de vacinação contra Covid de crianças de 3 e 4 anos em Cuiabá