POLÍTICA MT
Juiz vê “gastos inócuos” com câmeras em fardas de policiais de MT


O juiz Marcos Faleiros da Silva usou suas redes sociais para criticar o Projeto de Lei 619/2021, de autoria do deputado Wilson Santos (PSD), que prevê a instalação de câmeras nos veículos, aeronaves, uniformes e capacetes dos integrantes dos órgãos de Segurança Pública do Estado. O magistrado apontou que é preciso apoiar políticas de combate à tortura e a proposta é um gasto inócuo de dinheiro público.
O parlamentar justifica que o equipamento ajuda a ‘resguardar o policial e comprovar a correta abordagem, preservando a ação e as provas nelas colhidas’. Wilson Santos alega que o equipamento reduziu os níveis de violência nos estados onde a prática foi implementada. Faleiros, no entanto, aponta que as câmeras possam servir de álibi para policiais ruins.
“Defender câmeras em fardas de forma isolada, sem apoiar as políticas de combate à tortura, como a criação do Comitê Estadual de Prevenção à Tortura, Mecanismo Estadual de Prevenção à Tortura, cumprimento dos tratados internacionais no que se refere às investigações de tortura, instalação de câmeras em logradouros públicos “zona quente”, etc., além de gasto inócuo de dinheiro público, pode vir a servir de álibi para maus policiais”, afirmou o juiz.
Em sua postagem no Instagram, o magistrado desabafou ainda afirmando que não vê a mesma mobilização quando o assunto é prevenção à tortura. Em resposta a um seguidor, que afirmou que acha a instalação das câmeras uma medida positiva para a sociedade, Faleiros rebateu fazendo um comparativo entre veículos populares e esportivos.
“Câmera em farda é tipo tentar colocar um motor de Ferrari num Fiat Uno 99. Além de não servir de nada e gastar uma fortuna, o carro não vai andar”, disse.


-
JUDICIÁRIO MT5 dias atrás
Instalação de elevador traz acessibilidade ao Fórum de Barra do Garças
-
MUNDO4 dias atrás
No último dia no poder, governo das Filipinas manda fechar site de jornalista vencedora do Nobel da Paz
-
MUNDO5 dias atrás
Como ‘flutuação suja’ ajuda Peru a manter moeda estável e segurar inflação
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Deputado minimiza ‘pressentimento’ de Bolsonaro
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
“Cumpre o que fala”, diz prefeito sobre gestão estadual
-
Geral6 dias atrás
Cuiabá convoca professores aprovados em seletivo
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Presidenciável Lula visitará MT em julho
-
MUNDO5 dias atrás
Aborto: a igreja no Texas que ajuda mulheres a interromper gravidez