CIDADES

Kalil empossa Conselho das Cidades e pede união em busca de uma Várzea Grande melhor

Publicados

em


Legenda:

Atendendo uma determinação do prefeito Kalil Baracat, a administração municipal, vai dar voz e decisão a população através do Conselho da Cidade (ConCidade) que empossou seus membros através de uma Live conduzida pelo chefe do Poder Executivo Municipal que reforçou a tese da cidade que temos e a cidade que queremos.

Com representantes de todos os segmentos da sociedade civil e organizada, foram empossados, em cerimônia realizada no Paço Couto Magalhães, os novos membros do Conselho da Cidade (ConCidade), que terão durante o biênio de 2021/2022, o compromisso de discutir as melhores formas de buscar e promover o desenvolvimento urbano e econômico do município de Várzea Grande. 

O Conselho Nacional de Cidades – ConCidades é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, integrante da estrutura básica do Ministério das Cidades na esfera federal e das prefeituras na esfera municipal. O Conselho foi instituído em 2004, em convergência com a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, com a competência de formular e executar políticas urbanas de forma integrada, visando o desenvolvimento urbano do país.

O prefeito Kalil Baracat, destacou a importância do Conselho nas discussões relativas ao desenvolvimento da cidade, principalmente, na elaboração de projetos setoriais, bem como a participação efetiva na elaboração e criação do Plano Diretor.

“Este Conselho do qual eu fiz parte enquanto secretário da então prefeita Lucimar Sacre de Campos é um instrumento de gestão democrática e participativa, por isso, é importante que as questões relativas ao desenvolvimento da cidade sejam debatidas de igual para igual, que todos sejam ouvidos e que todos os segmentos possam atuar como mediadores, e, também que apresentem sugestões para o bem comum. Queremos desenvolver uma política de desenvolvimento para Várzea Grande, e a participação de todos será essencial nesta nova etapa”.

Kalil disse ainda que o município de Várzea Grande alcançou resultados positivos em vários setores, porém reconhece que ainda existem necessidades que também precisam ser sanadas, como exemplo, o déficit na habitação. “Vamos atuar mais incisivamente nesta questão até porque é uma necessidade vivida por centenas de famílias. Já temos vários projetos em andamento e este setor será priorizado nesta administração”, destacou o prefeito.

Leia Também:  Conselho Previdenciário do PREVIVAG realiza eleição virtual nesta terça-feira

Representando os membros empossados, o presidente da Câmara de Diretores Lojista de Várzea Grande (CDL-VG), David Pintor destacou a evolução que o município teve nos últimos anos, seja na geração de emprego e renda, bem como na abertura de novos empreendimentos na cidade. “Várzea Grande fechou o ano de 2019, com 2.170 vagas de empregos. Mesmo com todas as dificuldades provocadas pela incidência da Covid-19, os números apurados no ano passado foram mais do que satisfatórios”, comemorou.

Com relação à abertura de novas empresas, o presidente da CDL disse que ano passado foram abertos 1.500 novos empreendimentos, e que este fato demonstra um crescimento no setor, sobretudo a confiança que os empresários estão depositando nesta Administração Pública. “Temos a certeza de que teremos amplo desenvolvimento e o aumento da geração de emprego e renda em todos os setores”.

O secretário de Planejamento, João Carlos Cardoso – que passou a presidir o ConCidade – disse que o órgão tem missões importantes, dentre elas: acompanhar e avaliar o Plano Diretor; estimular a cooperação entre a sociedade civil e os órgãos públicos; propor a realização de estudos, debates, seminários e encontros, bem como acompanhar a utilização de recursos do fundo municipal de desenvolvimento urbano. “Vamos, nesta nova etapa, trabalhar de forma conjunta discutindo e avaliando todas as propostas para o desenvolvimento de Várzea Grande, que tem tudo para ser uma cidade de oportunidades para todos”.  

Ao encerrar a solenidade, o prefeito Kalil Baracat sinalizou que este tipo de conselho se demonstra essencial e efetivo, pois a população precisa saber e compreender que existem direitos e obrigações para todos os lados, para o Poder Público e para a população e quando isto é assimilado, as possibilidades de se construir políticas de sucesso são sempre maiores.

ACESSO À INFORMAÇÃO – Todas as deliberações do ConCidade estão disponíveis para consulta no Portal da prefeitura de Várzea Grande, por meio do endereço eletrônico www.varzeagrande.mt.gov.br. Ao abrir o Portal, há um link sobre o nome ‘Portal Transparência’. Ao clicar sobre ele abrirá uma página cheia de ícones, procure pelo ícone ‘Controle Social’ e se abrirá uma relação com todos os conselhos em atuação no Município, de onde se pode obter informações e inclusive, acompanhar deliberações, atas, decretos e resoluções, por exemplo.

Leia Também:  PM descobre rede de tráfico de droga e prende três em bairros de Várzea Grande e Cuiabá

 Confira a lista dos representantes da sociedade civil e organizada:

– Associação Comercial e Empresarial – ACIVAG

Titular: Heitor Trentin

Suplente: Josenil Rodrigues de Oliveira

– Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis – Ascavag

Titular: Valquíria Pereira de Barros

Suplente: Izaias Pereira de Barros

– Associação das Construtoras e Incorporadoras de Mato Grosso- ACIMT

Titular: Carlos Alberto Ziliani

Suplente: Marcleide Rocha de Souza

– Instituto de Mulheres Negras – IMUNE

Titular: Rosana Fátima de Arruda

Suplente: Antonieta Luísa Costa

– Sindicatos das Empresas de Compra e Venda, Locação e Administração de Imóveis Residenciais, Comerciais e Condomínios – SECOVI

Titular: Manoel Gomes Coelho

Suplente: Guido Grando Júnior

– ARCA MULTINCUBADORA

Titular: Celso Kyoshi Hazama

Suplente: Ruiter Pinto de Araújo

– Sindicatos dos Engenheiros de Mato Grosso – SENGE

Titular: João Nobres Neto

Suplente: Luiz Benedito de Lima Neto

– Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA

Titular: Vanor de Oliveira Arantes

Suplente: Domingos Sávio Bruno da Silva

– Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP

Titular: João Gumercindo Cacin

Suplente: Sebastião Pavani da Silva

– Associação Caminhando para Mais um Sonho – ACAMIS

Tutelar: Mayara Patrícia Silva Correa

Suplente: Vanessa Aparecida Felix

– Ordem dos Advogados do Brasil – OAB

Titular: Raquel de Oliveira Correia

Suplente: Luiz Augusto Arruda Custódio

– Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL

Titular: David Willian Correa Pintor

Suplente: Andrea Ferreira Rocha Anghinoni

– Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU

Titular: Enodes Soares Ferreira

Suplente: Benedito Libâno Souza Neto

POLICIA

POLÍTICA MT

PICANTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA