Geral

Maior águia do país é vista pela primeira vez em parque de MT

Publicados

em

O gavião-real, maior águia do país, está na lista de animais ameaçados de extinção. Em fevereiro, o animal foi visto pela primeira vez no Parque Sesc Serra Azul, no município de Rosário Oeste.

Para especialistas, a presença do animal no parque é um indicador que o predador é capaz de se sustentar na região.

“Ele estava sozinho e ainda vamos acompanhar se está usando a área para transição ou se irá permanecer. Nosso desejo é que ele prospere, encontre sua parceira e procrie”, afirmou o engenheiro florestal Henrique Sverzut.

Também conhecida como harpia, a águia é tida como “criticamente em perigo” em quase todas as listas estaduais de espécies ameaçadas existentes no Brasil.

Gavião-real ou harpia

A harpia possui longo tempo de vida e baixa taxa reprodutiva. O tempo geracional da espécie é estimado em 18,5 anos. Coloca um ou dois ovos, mas apenas um filhote é criado. Os adultos se reproduzem a cada três anos.

Leia Também:  Mercado Imobiliário: Qual o seu ritmo?

No Brasil, atualmente os registros são mais comuns na Amazônia. A maioria dos registros recentes foram realizados no estado do Espírito Santo e sul da Bahia.

Com até 105 centímetros de comprimento, pesando entre 4 (fêmea) e 9 (macho) quilos, envergadura que chega a 2 metros e unhas medindo até 7 centímetros, a harpia consegue capturar presas com mais de 6 quilos, como preguiças, bugios, macacos-prego, gambás.

(Da Assessoria)

POLICIA

POLÍTICA MT

PICANTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA