POLÍTICA MT
Mauro diz que proposta de Bolsonaro para zerar ICMS dos combustíveis é impraticável


O governador Mauro Mendes (DEM) rebateu nesta quinta-feira (06), a proposta do presidente da República, Jair Bolsonaro, de zerar os impostos federais sobre combustíveis se os governadores também zerarem a cobrança do ICMS.
Mauro argumentou que a proposta de Bolsonaro é impossível de ser executada. “A proposta do presidente Jair Bolsonaro é muito boa de ouvir, mas na prática é impossível de ser implementada. O ICMS dos combustíveis representa 25% da nossa receita própria. O PIS, Confins e Cide representam 2% da receita do Governo Federal. Quando ele propõe aos estados, corta 25% que eu corto 2%, me permitam a brincadeira, é como chegar para você e dizer: corta sua perna que eu corto o meu dedinho”, declarou Mauro.
O governador ainda questionou se os Poderes aceitariam reduzir seus duodécimos. “Será que a Assembleia corta 25% do duodécimo? E o Tribunal de Justiça corta 25% do duodécimo? Os servidores cortam 25% do salário? Vamos cortar 25% das obras? Será que todo mundo topa? É possível cortar 25% dos investimentos que estamos fazendo na saúde. Propor ‘corta sua perna que eu corto meu dedinho’ é muito bom de ouvir, mas é impraticável”, completou.
Bolsonaro disse nesta semana, que vai zerar os impostos federais sobre combustíveis se os governadores também zerarem a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, disse.
O governador Mauro Mendes (DEM), e outros 21 governadores encaminharam a Bolsonaro, um comunicado no qual pedem que o governo reveja os impostos federais sobre os combustíveis, como PIS, Cofins e Cide.
Já Bolsonaro, defende uma mudança na forma de cobrança do ICMS sobre esses produtos. Para ele, o tributo deveria ser calculado sobre o valor vendido nas refinarias.


-
JUDICIÁRIO MT5 dias atrás
Instalação de elevador traz acessibilidade ao Fórum de Barra do Garças
-
MUNDO5 dias atrás
Como ‘flutuação suja’ ajuda Peru a manter moeda estável e segurar inflação
-
MUNDO4 dias atrás
No último dia no poder, governo das Filipinas manda fechar site de jornalista vencedora do Nobel da Paz
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Deputado minimiza ‘pressentimento’ de Bolsonaro
-
Geral6 dias atrás
Cuiabá convoca professores aprovados em seletivo
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
“Cumpre o que fala”, diz prefeito sobre gestão estadual
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Presidenciável Lula visitará MT em julho
-
MUNDO5 dias atrás
Aborto: a igreja no Texas que ajuda mulheres a interromper gravidez