ECONOMIA
MP que flexibiliza regras trabalhistas é aprovada pelo Senado




O Senado aprovou, nesta quarta-feira, a Medida Provisória (MP) que flexibiliza regras trabalhistas em caso de calamidade pública. A proposta, que será promulgada, permite que sejam adotadas medidas como redução de salário e suspensão de jornada quando houver alguma situação de calamidade pública, como aconteceu na pandemia da Covid-19.
A MP foi editada em março deste ano e perderia a validade no próximo dia 7. Para evitar que a medida caducasse, tanto a Câmara quanto o Senado não fizeram alterações no texto, o que faria com que a medida precisasse ser analisada novamente pelas Casas.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Em caso de calamidade pública, para que haja a redução ou suspensão temporária do contrato de trabalho, a MP determina que é preciso haver acordo entre a empresa empregadora e o empregado. O governo federal, por sua vez, dará uma contrapartida ao trabalhador através do pagamento do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). O mesmo foi feito em 2020, no primeiro ano da crise sanitária do novo coronavírus.
A MP também permite adoção de medidas como a mudança de regime de trabalho para o home-office, antecipação de férias individuais, concessão de férias coletivas, aproveitamento e antecipação de feriados, regime diferenciado de banco de horas e a mudança no recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Todas essas medidas serão disciplinadas e fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
A proposta autoriza o saque-calamidade do FGTS, a antecipação do abono salarial e o aumento de parcelas do seguro-desemprego.
Para que as medidas possam ser adotadas, o governo federal precisa declarar a calamidade pública, ou autorizar que o estado ou munícipio declare a emergência quando ela acontecer a nível regional. Ao serem adotadas, as medidas terão prazo de 90 dias, mas podem ser prorrogadas enquanto durar a calamidade pública.
Fonte: IG ECONOMIA


-
PICANTES3 dias atrás
Mulher Melão abusa da sensualidade e exibe ensaio apaixonante: “Vem perder o juízo!”
-
MATO GROSSO3 dias atrás
MP denuncia membros de facção criminosa que invadiram bar
-
PICANTES3 dias atrás
Geisy Arruda usa menor biquíni que tem e faz clique ousado: “”SEXTOU meu povo!!!”
-
PICANTES3 dias atrás
Thiaguinho e Carol Peixinho planejam primeiro filho do casal: “Na tentativa!”
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Supostos organizadores do Dia do Fogo são alvos de operação em Colniza
-
CARROS E MOTOS3 dias atrás
Fiat Cronos 2023 chega às lojas, com destaque para o novo câmbio CVT
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Ouvidoria prioriza enfrentamento à violência doméstica em atendimento
-
CIDADES3 dias atrás
Falta de Coronavac impede início de vacinação contra Covid de crianças de 3 e 4 anos em Cuiabá