POLÍTICA MT
“Muito estranho esse negócio”, diz Mendes sobre nota da Capital


O governador Mauro Mendes (DEM) colocou em xeque a informação divulgada pela Prefeitura de Cuiabá na última semana, dando conta de que a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) alterou de C para B a nota que mede a capacidade de pagamento das dívidas do Município.
A chamada Capag é medida pelo Tesouro e obtida após uma análise de uma série de indicadores, entre os quais endividamento, poupança corrente e liquidez. Ela é usada como parâmetro para o aval da União a empréstimos tomados por estados e municípios.
“Não tenho acompanhado esse assunto. Mas achei muito estranho esse ‘negócio’”, disse Mendes, ao ser questionado sobre o tema, na segunda-feira (2).
“Mas, como diz o outro: vamos ver os próximos capítulos”, resumiu o governador, com um semblante de ironia.
Nos últimos meses, Mendes se tornou um dos principais críticos à gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), especialmente no que diz respeito à situação fiscal do Município.
O governador chegou a afirmar, por exemplo, que como cuiabano se “preocupa muito com a situação da cidade”, já que ela está “endividada, quebrada e à beira de um caos”.
Após a divulgação da avaliação pelo Tesouro, o prefeito afirmou que a melhora na nota é uma demonstração do equilíbrio fiscal de sua administração.
Segundo ele, todos os números revelados pela STN atestam que a cidade tem um nível de endividamento baixo, uma boa liquidez e capacidade de atrair financiamentos comprovada.
“Utilizou-se de um mantra de que Cuiabá está tendo muitas obras, muitas ações, mas que está crescendo a um custo muito caro. Falam que o Município está quebrado, que vai ficar muita dívida. Quer dizer, venderam o caos, venderam a fake news, venderam o colapso de uma cidade que está cada vez mais pujante”, disse o prefeito.
“Essa avaliação da STN vem colocar uma pá de cal em ataques e mentiras sarcásticas das quais fui vítima por parte de um esforço concentrado da oposição para tentar abalar nossa gestão. Administração que adotou um modelo dinâmico, inovador e inclusivo e que, por isso, incomoda tanto”, acrescentou Emanuel.
Fonte: Midia News


-
JUDICIÁRIO MT5 dias atrás
Instalação de elevador traz acessibilidade ao Fórum de Barra do Garças
-
MUNDO5 dias atrás
Como ‘flutuação suja’ ajuda Peru a manter moeda estável e segurar inflação
-
MUNDO4 dias atrás
No último dia no poder, governo das Filipinas manda fechar site de jornalista vencedora do Nobel da Paz
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Deputado minimiza ‘pressentimento’ de Bolsonaro
-
Geral6 dias atrás
Cuiabá convoca professores aprovados em seletivo
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
“Cumpre o que fala”, diz prefeito sobre gestão estadual
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Presidenciável Lula visitará MT em julho
-
MUNDO5 dias atrás
Aborto: a igreja no Texas que ajuda mulheres a interromper gravidez