MULHER
Mulheres e Cachaça: conversa em alambique no centro de São Paulo


8 de março é celebrado com aula de história e degustação de cachaça em prédio que pertenceu à pianista Guiomar Novaes
Às mulheres, foi relegado durante alguns séculos um código de valores, que restringiu o seu comportamento e a ocupação dos espaços públicos. Isto posto, a elas lhe foi conferido o domínio da casa e do espaço doméstico, e aos homens, o domínio dos negócios e do espaço público.
Sendo assim, em meio ao debate trazido pelas celebrações ao 8 de março, dia da mulher, levantamos algumas questões para repensarmos essa função social da mulher, que sofreu grandes modificações a partir do movimento feminista. Tendo isso em mente, o desdobramento do movimento citado, permitiu a consagração da data.
Apesar das transformações, o consumo de bebida alcoólica por mulheres ainda é permeado por uma série de tabus. Afinal, existe bebida certa para mulheres? E quantidade? Há de fato um paladar feminino? Para discutirmos isto, contaremos com a presença da historiadora e educadora Thaís Carneiro, criadora do projeto Mulheres Viajantes, mestranda em história das relações de gênero pela USP e pós graduada em Arte e Cultura pela UNESP.
O encontro será realizado no Cachaça Lab, alambique urbano situado no Bairro de Higienópolis, conduzido pelo casal Aline Souza e Bruno Videira, fundadores do Movimento Viva Cachaça. Pensado por meio da articulação entre história e cachaça, o encontro é estruturado pelas seguintes etapas: conhecer o processo produtivo, análise sensorial introdutória, diferenças de madeiras para envelhecimento, formas de degustar e discussão sobre o papel da mulher na produção e consumo de aguardente. As cachaças que serão degustadas são feitas sob a liderança de mulheres e já receberam diversas premiações nacionais e internacionais.O edifício histórico onde está o alambique pertenceu à pianista Guiomar Novaes, considerada uma das mais importantes pianistas do século XX. Logo na entrada do edifício já é possível visitar um painel artístico feito para reverenciar a carreira dela.
Com duração de 2 horas, mediante inscrição no valor de 150 reais, o encontro conta com drink de boas vindas, petisco vegetariano, água, degustação de 5 cachaças.
Evento: Mulheres e Cachaça: conversa em alambique no centro de São PauloData: 19.03.2020Horário: 19h30 – 21h30
Valor: R$ 150,00
Reservas: mulheresviajantesblo
Local: R. Sergipe (endereço completo é enviado após a compra)
Acessibilidade: a experiência acontece no terceiro andar de um prédio sem elevador
Quer saber sobre avaliação de eventos similares? Veja: https://www.airbnb.com.
Realização: Movimento Viva Cachaça e Mulheres Viajantes


-
POLÍTICA MT6 dias atrás
TRE nega autorização para vereador bancar times em Cuiabá
-
ECONOMIA6 dias atrás
Fiagril apresenta relatório de sustentabilidade com metas e ações socioambientais
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Justiça não vê uso da máquina e descarta cassar vereadora de VG
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Emanuel anuncia conferência “técnica” para debater VLTxBRT
-
MUNDO5 dias atrás
Alemanha anuncia escassez de gás russo e pede que cidadãos economizem
-
MUNDO5 dias atrás
‘Pensei que me matariam’: a história do 1º gay a sair do armário no Catar
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
AL projeta que RGA de 2022 chegará até 13% para servidores do Estado
-
Geral6 dias atrás
Cuiabáconvoca professores e técnicos aprovados em seletivo