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No segundo mês consecutivo de bandeira verde, reclamações de energia elétrica caem – 32% no Procon-MT

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Foto: José Augusto Corrêa
Foto: José Augusto Corrêa

José Augusto Corrêa | Página do Estado

Nos dois primeiros meses de 2020, a bandeira tarifária que vigorou foi a verde, o que significa ter uma fatura de energia sem custo adicional para os consumidores. E isso reflete diretamente no número de reclamações registradas na Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT). 

No Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), onde são registradas atendimentos presenciais, a área “Serviços Essenciais” fechou fevereiro com 1.313 reclamações. Dentro dessa área, o assunto “Energia Elétrica”, fechou o mês com 752 registros, liderando o ranking de reclamações. O número representa uma queda de -32% em relação a janeiro deste ano. Que fechou com 1.115. 

Em segundo lugar ranking de reclamações, ainda na área “Serviços Essenciais”, atrás de energia elétrica, o assunto mais reclamado foi “Água e Esgoto”, que fechou fevereiro com 297 registros; e em seguida “Telefonia Celular”, com 221.

Nessas três áreas, o problema mais reclamado pelos consumidores foi “cobrança indevida/abusiva”, que representa quase 80% do total de reclamações da área de “Serviços Essenciais”.

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Consumidor.gov

Pela plataforma de registro de reclamações online, consumidor.gov, o Procon Estadual registrou 1.378 reclamações em fevereiro de 2020. O que também representa uma queda de quase -10% em relação a janeiro deste ano. A área “Serviços Financeiros” lidera com 490 registros; “Telecomunicações” com 444; e “Produtos de Telefonia e informática” com 111 registros.

Ranking de reclamações do consumidor.gov

MÊS FEVEREIRO
ÁREA Nº DE RECLAMAÇÕES
Serviços Financeiros 490
Telecomunicações 444
Produtos de telefonia e informática 111
Água, energia e Gás 100
Demais Produtos 53
Produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos 34
Demais Serviços 55
Transporte 64
Saúde 19
Turismo/Viagens 6
Alimentos 1
Habitação 1
Educação
TOTAL 1.378

Fonte: Procon-MT

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