ECONOMIA
No segundo mês consecutivo de bandeira verde, reclamações de energia elétrica caem – 32% no Procon-MT


José Augusto Corrêa | Página do Estado
Nos dois primeiros meses de 2020, a bandeira tarifária que vigorou foi a verde, o que significa ter uma fatura de energia sem custo adicional para os consumidores. E isso reflete diretamente no número de reclamações registradas na Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT).
No Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec), onde são registradas atendimentos presenciais, a área “Serviços Essenciais” fechou fevereiro com 1.313 reclamações. Dentro dessa área, o assunto “Energia Elétrica”, fechou o mês com 752 registros, liderando o ranking de reclamações. O número representa uma queda de -32% em relação a janeiro deste ano. Que fechou com 1.115.
Em segundo lugar ranking de reclamações, ainda na área “Serviços Essenciais”, atrás de energia elétrica, o assunto mais reclamado foi “Água e Esgoto”, que fechou fevereiro com 297 registros; e em seguida “Telefonia Celular”, com 221.
Nessas três áreas, o problema mais reclamado pelos consumidores foi “cobrança indevida/abusiva”, que representa quase 80% do total de reclamações da área de “Serviços Essenciais”.
Consumidor.gov
Pela plataforma de registro de reclamações online, consumidor.gov, o Procon Estadual registrou 1.378 reclamações em fevereiro de 2020. O que também representa uma queda de quase -10% em relação a janeiro deste ano. A área “Serviços Financeiros” lidera com 490 registros; “Telecomunicações” com 444; e “Produtos de Telefonia e informática” com 111 registros.
Ranking de reclamações do consumidor.gov
MÊS | FEVEREIRO |
ÁREA | Nº DE RECLAMAÇÕES |
Serviços Financeiros | 490 |
Telecomunicações | 444 |
Produtos de telefonia e informática | 111 |
Água, energia e Gás | 100 |
Demais Produtos | 53 |
Produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos | 34 |
Demais Serviços | 55 |
Transporte | 64 |
Saúde | 19 |
Turismo/Viagens | 6 |
Alimentos | 1 |
Habitação | 1 |
Educação | |
TOTAL | 1.378 |
Fonte: Procon-MT


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