JUDICIÁRIO MT

Nupemec realiza curso para mediadores sobre Direito Empresarial

Publicados

em


Recuperação judicial, quebras ou suspensões de contratos, fechamentos de estabelecimentos foram algumas situações acarretadas durante o período da pandemia da Covid-19 e com elas uma série de conflitos e demandas que podem chegar ao Poder Judiciário. Atento a essas questões, o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso realiza a partir da próxima segunda-feira (19 de outubro) capacitação para mediadores judiciais que atuarão no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) Virtual Empresarial, que será implantado ainda nesta gestão, em Cuiabá.
 
Em parceria com a Escola dos Servidores do PJMT, o I Curso Básico de Direito Empresarial para Mediadores Judiciais será realizado na forma virtual, pela plataforma LifeSize, e ministrado por profissionais da área empresarial. A capacitação vai ocorrer sempre pela manhã e foi dividida por módulos, cada um com um professor distinto.
 
Para proporcionar o diálogo entre as partes buscando consenso é preciso que os mediadores e conciliadores estejam cada vez mais qualificados, especialmente sobre este tema. De acordo com a juíza coordenadora do Nupemec, Cristiane Padim da Silva o Poder Judiciário de Mato Grosso inova mais uma vez com a implantação do Cejusc Virtual Empresarial e daí a necessidade que o atendimento seja especializado.
 
“Estamos nos preparando para o aumento das demandas empresariais que poderão chegar ao Judiciário em virtude da pandemia. Buscando a inovação, em breve vamos instalar o Cejusc Virtual Empresarial para Cuiabá e a intenção é expandir para todo o Estado. Com esse curso os mediadores e conciliadores se sentirão mais seguros em conduzir o procedimento nessa área tão específica que é a empresarial. Eles receberão as instruções necessárias de grandes professores para melhorar a prestação de serviços para todos aqueles que procurarem o Cejusc”, comentou a magistrada.
 
Veja a programação do curso:
 
Módulo 1 – 19/10 (segunda-feira) sobre Títulos de crédito com a advogada e especeilista em Direito Empresarial, Emilia Carlota G. Vilela.
 
Módulo 2 – 21/10 (quarta-feira): Teoria Econômica da Propriedade ministrado pelo professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Carlos Eduardo Silva e Souza.
 
Módulo 3 – 23/10 (quinta-feira): Teoria Geral da Empresa, com o juiz do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Pedro Ivo Lins e Moreira.
 
Módulo 4 – 26/10 (segunda-feira): Contabilidade, matemática financeira, tributação e finanças empresariais aplicadas ao Direito, proferido pela contadora, administradora judicial e perita Silvia Cavalcanti.
 
Módulo 5 – 28/10 (quarta-feira): Contratos empresariais e bancários, com o professor e advogado na área do Direito da Insolvência Bruno Oliveira Castro.
 
Módulo 6 – 29/10 (quinta-feira): Sistema de Insolvência, ministrado pela juíza da Primeira Vara Regional Especializada em Recuperação Judicial e Falência da Comarca de Cuiabá, Anglizey Solivan de Oliveira.
 
Dani Cunha
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
 
 

POLICIA

POLÍTICA MT

PICANTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA