JUDICIÁRIO NACIONAL

Ouvidoria do TSE realizou mais de 12 mil atendimentos no segundo trimestre

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A Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou 12.779 atendimentos ao cidadão nos meses de abril, maio e junho deste ano. O número abrange as demandas que chegaram via telefone, internet, e-mail ou pessoalmente, do dia 1º de abril ao dia 30 de junho.

Desde março do ano passado, em razão das medidas de isolamento social adotadas diante da pandemia provocada pelo coronavírus (Covid-19), a Ouvidoria do TSE, assim como outras áreas do Tribunal, precisou adaptar o funcionamento.

Assim, servidores e colaboradores são responsáveis pelos atendimentos realizados via SAC, que pode ser acionado pelos usuários por meio de formulário eletrônico e por e-mail. As ligações recebidas nos números da Ouvidoria estão sendo direcionadas aos números pessoais dos atendentes, que estão atuando em trabalho remoto.

Em abril, 63,18% dos atendimentos ocorreram pelo telefone, o que representou 2.714 ligações naquele mês. Atendimentos via internet representaram 36,78% do total, somando 1.580 mensagens.

A mesma média se repetiu nos meses seguintes, e os assuntos mais demandados durante os três meses foram “informação” e “informação do título de eleitor”, além de “solicitação”, representando 12.032 respostas sobre esses temas.

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Qualquer pessoa pode entrar em contato com a Ouvidoria do TSE para esclarecer dúvidas institucionais, fazer elogios ou críticas. Também é possível fazer perguntas sobre temas relacionados ao processo eleitoral.

O atendimento pode ser realizado via formulário, ferramenta que inclui de forma automática a demanda no SAC e permite o encaminhamento da comunicação do usuário, de forma direta, às demais unidades do Tribunal. A Ouvidoria também atende, de segunda a sexta-feira, pelos telefones (61) 3030-7580/ 3030-7576/ 3030-7575/ (das 7h às 13h); (61) 3030-7357 (das 13h às 17h); e (61) 3030-7579/ 3030-7578/ 3030-9273/ (das 13h às 19h).

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