CIDADES
Prazo para adequação de placa Mercosul é prorrogado em MT


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prorrogou o prazo para Mato Grosso e mais quatro estados se adequarem à obrigatoriedade do uso da placa padrão Mercosul.
Inicialmente os estados deviam cumprir a exigência até 31 de janeiro, mas agora o prazo vai até 17 de fevereiro.
Segundo o Denatran, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas e Tocantins alegaram dificuldades para implantar a nova tecnologia de identificação de veículos, por isso tiveram extensão do período de adequação.
Em janeiro, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que não há previsão de aumento nas taxas cobradas para o emplacamento, mesmo com a introdução da nova tecnologia.
Placa Mercosul
O uso no novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV) modelo Mercosul será obrigatório em todo o País para proprietários de veículos novos, que vão realizar o primeiro emplacamento e os que precisarem fazer a transferência do veículo para outro município ou Estado.
A obrigatoriedade está prevista na Resolução nº 780/2019 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que também prevê a instalação da novo modelo em casos de roubo, furto, dano ou extravio, e nos casos em que haja necessidade da segunda placa traseira.
O novo modelo de placa é oriundo de um acordo entre os países do Mercosul, assinado em dezembro de 2010. O novo padrão vai manter os sete caracteres da placa atual brasileira, porém com quatro letras e três números, que poderão ser “embaralhados”, e não mais dispostos de maneira fixa em uma sequência.
O fundo também sofrerá a mudança de cor e passará a ser totalmente branco. Além disso, a bandeira do Brasil e a escrita irá substituir o município. A nova placa não terá mais os símbolos que permitiriam a identificação de local de registro do veículo.


-
JUDICIÁRIO MT4 dias atrás
Instalação de elevador traz acessibilidade ao Fórum de Barra do Garças
-
MUNDO4 dias atrás
Como ‘flutuação suja’ ajuda Peru a manter moeda estável e segurar inflação
-
Geral5 dias atrás
Cuiabá convoca professores aprovados em seletivo
-
MUNDO3 dias atrás
No último dia no poder, governo das Filipinas manda fechar site de jornalista vencedora do Nobel da Paz
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
“Cumpre o que fala”, diz prefeito sobre gestão estadual
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Deputado minimiza ‘pressentimento’ de Bolsonaro
-
MUNDO4 dias atrás
Aborto: a igreja no Texas que ajuda mulheres a interromper gravidez
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
Presidenciável Lula visitará MT em julho