CIDADES

Prefeito e primeira-dama irão lançar programa para imunizar população em situação de rua, garis, carroceiros e varredores

Publicados

em


Luiz Alves

Clique para ampliar

O prefeito Emanuel Pinheiro e a  primeira-dama de Cuiabá, Marcia Pinheiro, irão lançar o programa para a imunização contra a Covid-19 para pessoas que compõe o grupo de vulnerabilidade social.  O prefeito afirmou que o programa ainda está em fase de reunião e será lançado até a próxima semana, conforme a chegada de mais remessas de vacina para a Capital, e atenderá o grupo de moradores de rua, garis, carroceiros, varredores, motoristas de transportes coletivos e catadores de recicláveis.

“Quero dar prioridade, dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde,  a essas pessoas, porque estão expostas demais. São pessoas humildes, trabalhadoras, e segundo pesquisa nacional, são o maior número de internados em enfermarias e leitos de UTIs [Unidade de Terapia Intensiva], e isso me angustiou bastante. Eu já vou preparar imediatamente isso, teremos uma reunião amanhã, mas trabalhamos com 1,3 mil a 1.5 mil pessoas que compõe este grupo”, afirmou o prefeito.

Segundo o prefeito, a ação visa atender  aqueles se encontram em situação de vulnerabilidade. “Segundo pesquisa nacional, publicada pela UOL,  essas pessoas ocupam a maior parte dos leitos de enfermarias e UTI. Desta forma, vamos fazer de Cuiabá uma sociedade mais justa, mais solidária, mais respeitosa, mais fraterna, mais humana e mais igualitária. Ao fazer isso também vamos continuar avançando. E quando a primeira-dama sai à frente articulando desse projeto, demonstra que aqui nessa gestão trabalhamos com o coração, com emoção, respeitando acima de tudo as pessoas, sem discriminá-las, sem julgá-las. E para isso precisamos criar oportunidades”, disse.

Leia Também:  População denuncia e Operação Ostensividade fecha bocas de fumo em Várzea Grande

Pinheiro também ressaltou o trabalho de descentralização na vacinação em Cuiabá, que tem melhorado a campanha contra a Covid-19 e vacinando moradores por regiões e grupos, com mais qualidade e rapidez. Atualmente a Capital conta com quatro polos de imunização: no Centro de Eventos do Pantanal, no Sesi Papa, UFMT e Sesc Balneário. Na tarde de hoje (23), um novo polo anexo ao estacionamento do teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa, começa a funcionar ainda na data de hoje. Desde o dia 20 de janeiro, a campanha Vacina Cuiabá – Sua vida em primeiro lugar, já imunizou cerca de cem mil pessoas.

“Nossa estrutura está boa, rápida, está eficiente e humanizada, com toda segurança, porque essa é a prioridade e esse é nosso foco. Ganhamos várias parcerias depois da descentralização, que mostra a credibilidade da nossa gestão, a preocupação social dos nossos setores representativos. Inúmeras instituições estão nos apoiando e outras tantas querem nos apoiar. Temos mais planejamentos para ampliar, na medida que chegue mais vacinas. E o resultado disso é que até às 10h desta sexta, só tínhamos mais 300 doses que irão acabar hoje. Porém já fomos informados que chegaram mais vacinas, mas ainda não sei quantas virão para Cuiabá, o que dificulta nosso planejamento, aí ficamos nessa expectativa, se vamos ou não, abrir mais pontos de vacinação”, ressaltou.

Leia Também:  Secretário: "BRT custará mais de R$ 470 mi"

POLICIA

POLÍTICA MT

PICANTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA