JUDICIÁRIO MT
Professora e assistente são condenadas por maus-tratos contra criança deficiente em MT


Uma professora contratada e uma assistente de desenvolvimento educacional, que trabalhavam em uma unidade de educação infantil de Rondonópolis (218 km de Cuiabá), foram condenadas por improbidade administrativa acusadas de praticarem maus-tratos e discriminação contra uma criança com deficiência.
A decisão foi proferida em ação civil pública proposta pela 4ª Promotoria de Justiça Cível do município, e divulgada nesta quarta-feira (05) pelo Ministério Público Estadual (MPE).
Os fatos ocorreram em 2018 em uma unidade que atende alunos entre 3 a 5 anos.
De acordo com o MPE, as servidoras estimulavam que outras crianças imitassem os movimentos que são característicos da deficiência da vítima.
Consta na ação que as rés impediam o convívio escolar do aluno deficiente com os demais colegas em sala de aula e estimularam as demais crianças a agirem de forma discriminatória.
Também foi comprovado que as duas agiram de forma rude e grosseira, chegando a repreender as estagiárias que queriam acolher com carinho as crianças quando choravam.
“A conduta da professora e da auxiliar ao rirem e estimularem a imitação dos movimentos (virar os olhos e pôr a língua pra fora) implicam em incitação de bullyng (ensinado às crianças de tenra idade) e discriminação”, diz trecho da ação.
Além da perda da função pública, a professora e a assistente de desenvolvimento educacional tiveram os direitos políticos suspensos por três anos, estão proibidas de contratar com o Poder Público, de receber benefícios ou incentivos fiscais e ainda terão que efetuar o pagamento de multa civil.


-
POLÍTICA MT6 dias atrás
TRE nega autorização para vereador bancar times em Cuiabá
-
ECONOMIA6 dias atrás
Fiagril apresenta relatório de sustentabilidade com metas e ações socioambientais
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Justiça não vê uso da máquina e descarta cassar vereadora de VG
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Emanuel anuncia conferência “técnica” para debater VLTxBRT
-
MUNDO5 dias atrás
Alemanha anuncia escassez de gás russo e pede que cidadãos economizem
-
MUNDO5 dias atrás
‘Pensei que me matariam’: a história do 1º gay a sair do armário no Catar
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
AL projeta que RGA de 2022 chegará até 13% para servidores do Estado
-
Geral6 dias atrás
Cuiabáconvoca professores e técnicos aprovados em seletivo