MUNDO

Ruínas de Pompéia revelam corpos de homem rico e de escravo

Publicados

em


Arqueólogos descobriram dois corpos extremamente bem preservados da tragédia que abateu a cidade italiana de Pompéia, na Antiguidade. Eles foram atingidos pelas altas temperaturas da lava expelida por uma erupção vulcânica, provocada pelo vulcão Vesúvio, no ano 79 AC.

Um deles, provavelmente, era um homem rico, da alta sociedade, com idade entre 30 e 40 anos, que ainda preservava traços de um manto de lã em torno do pescoço.

O outro remanescente, que provavelmente tinha entre 18 a 23 de idade, vestia uma túnica e apresentava um significativo número de vértebras quebradas, indicando que ele deveria ser escravo, apresentando as marcas devido ao desgaste do trabalho pesado que desempenhava.

O que restou dos corpos foi encontrado em Civita Giuliana, próximo ao centro da antiga Pompéia, numa câmara subterrânea próxima à área onde uma grande cidade estava sendo escavada.

Os ossos e dentes desses dois homens estavam preservados e os espaços onde deveria haver os tecidos foram preenchidos com gesso, colocado ali para que, depois da escavação, fosse possível ter uma ideia do contorno dos corpos.

“Provavelmente, esses dois homens estavam buscando abrigo quando foram levados pela lava por volta das 9 horas da manhã”, afirma Massimo Osanna, diretor do local e responsável pelas escavações. “A morte ocorreu devido à temperatura, como demonstram as mãos e os pés cerrados desses homens”, diz ele.

O ministro da cultura italiano, Dario Franceschini, declarou que a descoberta é “incrível para se pesquisar e estudar.”

Pompéia fica a 23 km ao sudeste de Nápolis e foi o lar de cerca de 13 mil pessoas quando o vulcão Vesúvio entrou em erupção e enterrou a cidade sob lava e cinzas, de certa forma, formando uma fotografia do passado no presente.

Os achados em Pompéia não tinham sido descobertos até o século 16, e escavações exploratórias começaram apenas por volta de 1750.

Reuters
Fonte: R7

POLICIA

POLÍTICA MT

PICANTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA