Geral

Senador pede incentivos à telefonia em municípios pequenos

Publicados

em

 

O senador Jayme Campos pediu ao ministro das Comunicações, Fabio Faria, durante audiência pública para debater as perspectivas do leilão do 5G na Comissão de Infraestrutura do Senado, incentivos do governo federal à implantação da internet e da telefonia móvel nos municípios com baixa densidade populacional. “Em várias partes de Mato Grosso quem faz as pequenas torres de transmissão são as pequenas empresas, que precisam ser incentivadas, pois os grandes não querem roer osso”, criticou Jayme.

O senador apontou como causa para o desinteresse das grandes companhias telefônicas em atuar em pequenos municípios o baixo volume de faturamento. “Temos que fazer cumprir o papel das agências, cobrar de forma contundente que participem mais efetivamente, pois estão puxando mais pelo caixa do que pelos investimentos que precisam ser feitos para expandir a cobertura no país”, apontou.

O senador também cobrou a aplicação do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). “Os recursos do FUST eram para atender às pequenas comunidades, aquelas mais distantes que não contam com telefonia e cobertura de internet, mas ninguém nunca viu a cor desse dinheiro”, disse.

Leia Também:  Homem ameaça pular de passarela em avenida de Cuiabá

Fabio Faria afirmou que os recursos do leilão serão suficientes para recompor o FUST e expandir a cobertura em todo país. Ao todo foram arrecadados R$ 47,2 bilhões, superando os leilões do 3G, do 4G e da privatização da Telebrás, que juntos, arrecadaram 41 bilhões. “Os recursos do FUST sumiram, foram utilizados para cálculo de superávit primário e amortizar dívidas, então se não fosse o leilão não teríamos esse dinheiro porque ele já foi gasto”, explicou.

O ministro também afirmou que o setor de telecomunicações do país atrai investidores do mundo inteiro. “Nosso maior deserto digital é o agro, que conta com apenas 23% de cobertura. Com 5G isso vai para 100% e o mercado tem muito interesse em suprir essa demanda”, disse.

Fonte: Folha Max

POLICIA

POLÍTICA MT

PICANTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA