POLÍTICA MT
Sob protesto, Câmara decide se cassa ou não mandato de Abílio


Cassação foi aprovada pela Comissão de Ética; CCJ diz que não houve direito à ampla defesa
Fonte: Midia News
Os vereadores de Cuiabá decidem na manhã desta sexta-feira (6) – em sessão extraordinária – se cassam ou não o mandato do colega Abilio Junior (PSC). Nos bastidores, a perda de mandato é tida como certa já que, para isso, são necessários 13 votos e já haveria ao menos 14 contra ele.
Antes mesmo da sessão ter início, dezenas de pessoas fizeram um protesto no sagão da Câmara por terem sido impedidas de acompanhar a sessão das galerias da Casa.
A determinação para vetar a entrada no local é da Mesa Diretora.
A maior parte dos manifestantes, é contrária à cassação.
Abílio responde a um processo por quebra de decoro. Na Comissão de Ética, o relatório foi pela perda do mandato. No entanto, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o parecer foi pela anulação do processo, sob a alegação de “vícios insanáveis”.
Na sessão de hoje, os vereadores podem votar pela derrubada do parecer da CCJ (desde que obtenham 13 votos). Na sequência, podem decidir pela perda de mandato do opositor.
Veja os principais trechos da sessão:
“Uso da máquina” – (Atualizada às 8h34)
Ainda antes de a sessão ter início, o vereador Abílio afirmou que apenas servidores da Câmara e da Prefeitura de Cuiabá estão sendo autorizadas a entrar na galeria.
“Estão usando a máquina pública pa6ra colocar só em cima. Subimos e mostramos essas pessoas. Lá tem vagas disponíveis, a população está querendo entrar e não deixam”, reclamou o vereador.
Ainda conforme ele, há uma lista como nomes autorizados a ficarem no local. “Estão esperando chegar servidor aqui pra entrar e sentar lá, tem lista pré-aprovada. Um absurdo”.
Leitura de parecer – (Atualizada às 8h47)
Pelo rito da Casa, os vereadores devem, primeiramente, votar o relatório da CCJ que, por 2 votos a 1, pediu a nulidade do processo movido contra Abílio.
Desta forma, o vereador Adevair Cabral (PSDB) faz a leitura do parecer feito pela comissão – sob relatoria de Wilson Kero Kero (PSL) – e de toda a reunião da comissão, ocorrida na última quarta-feira (4).
A sessão está sendo transmitida pelos canais oficiais da Câmara e, enquanto Adevair faz a leitura, é possível escutar as manifestações de populares.


-
POLÍTICA MT6 dias atrás
TRE nega autorização para vereador bancar times em Cuiabá
-
ECONOMIA6 dias atrás
Fiagril apresenta relatório de sustentabilidade com metas e ações socioambientais
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Justiça não vê uso da máquina e descarta cassar vereadora de VG
-
MUNDO5 dias atrás
Alemanha anuncia escassez de gás russo e pede que cidadãos economizem
-
MUNDO5 dias atrás
‘Pensei que me matariam’: a história do 1º gay a sair do armário no Catar
-
POLÍTICA MT6 dias atrás
Emanuel anuncia conferência “técnica” para debater VLTxBRT
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
AL projeta que RGA de 2022 chegará até 13% para servidores do Estado
-
Geral6 dias atrás
Cuiabáconvoca professores e técnicos aprovados em seletivo