POLÍTICA MT
TRE nega autorização para vereador bancar times em Cuiabá


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) seguiu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) e não conheceu a consulta feita pelo presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), que questionava se pré-candidatos às eleições gerais de outubro podem ‘patrocinar’ a confecção de uniformes para times de futebol. Segundo o MP Eleitoral, tal possibilidade seria ilegal. O vereador, que é pré-candidato a deputa estadual, questionava se uma pessoa detentora de mandato político e pré-candidato a um novo cargo eletivo “pode, em período de pré-campanha eleitoral, patrocinar time de futebol, para a confecção de camisetas dos jogadores, sem violação às normas eleitorais?”.
Além disso, Juca ainda perguntou da possibilidade do patrocínio dos uniformes era possível, “que o pré-candidato forneça a logotipo do seu mandato em curso para que conste como patrocinador nas camisetas, sem violação às normas eleitorais? E a logotipo da empresa do pré-candidato?”, completou.
Em sua resposta, o MP Eleitoral pediu o não conhecimento da consulta por entender que “da forma como foi apresentado o questionamento objeto da espécie não revela notas de abstração, pois, o consulente, que é detentor de mandato eletivo aparentemente é pré-candidato a outro cargo eletivo nas Eleições Gerais 2022 e tem uma situação concreta em que deseja saber se este Tribunal aceitaria ou não a conduta que pretende adotar”, diz trecho do parecer. “No mérito, respondeu negativamente à consulta, porquanto essa conduta pode caracterizar afronta ao art. 37, § 1º, da CF/88 ou ao o art. 36, caput, da Lei 9.504/97”, pontuou Masson.


-
JUDICIÁRIO MT5 dias atrás
Instalação de elevador traz acessibilidade ao Fórum de Barra do Garças
-
MUNDO5 dias atrás
Como ‘flutuação suja’ ajuda Peru a manter moeda estável e segurar inflação
-
MUNDO4 dias atrás
No último dia no poder, governo das Filipinas manda fechar site de jornalista vencedora do Nobel da Paz
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Deputado minimiza ‘pressentimento’ de Bolsonaro
-
Geral6 dias atrás
Cuiabá convoca professores aprovados em seletivo
-
POLÍTICA MT5 dias atrás
“Cumpre o que fala”, diz prefeito sobre gestão estadual
-
POLÍTICA MT4 dias atrás
Presidenciável Lula visitará MT em julho
-
MUNDO5 dias atrás
Aborto: a igreja no Texas que ajuda mulheres a interromper gravidez