ELEIÇÃO SUPLEMENTAR
TSE rejeita reclamação do MPE sobre data de uma nova eleição para o senado


Em sessão nesta quinta-feira (13), plenário Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou de forma unânime uma reclamação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral sobre possível afronta do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso à autoridade do TSE ao não fixar uma nova eleição para senador no estado no prazo de 20 a 40 dias, conforme definido pelo artigo 224 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965
O TSE manteve a cassação dos diplomas da senadora eleita Selma Arruda, de seu 1º suplente, Gilberto Possamai, e da 2ª suplente da chapa, Clerie Mendes, pela prática de abuso de poder econômico e arrecadação ilícita de recursos nas Eleições Gerais de 2018. No qual, o novo pleito para senador foi marcado para o dia 26 de abril, pela Corte Regional do Mato Grosso.
O relator do feito e ministro Og Fernandes, rejeitou a reclamação do MPE e afirmou que na decisão tomada pelo TSE, houve, determinação de execução imediata do resultado do julgamento a partir de sua publicação e de comunicado ao TRE para que tomasse as providências cabíveis à realização de novo pleito para senador no estado, sem que fosse assinalada data para que este pudesse ocorrer.
A presidente do TSE ministra Rosa Weber foi à última a votar e alegou que não houve, por parte do TRE do Mato Grosso qualquer descumprimento da decisão proferida pela Corte Superior.
A ministra informou ao Colegiado as razões que levaram a Corte Regional há definir o dia 26 de abril – uma das datas previstas pela Portaria TSE nº 821/2019 para a realização de eventual pleito suplementar este ano – como a data da nova eleição para senador, após a cassação de Selma Arruda.


-
JUDICIÁRIO MT3 dias atrás
Instalação de elevador traz acessibilidade ao Fórum de Barra do Garças
-
MUNDO3 dias atrás
Como ‘flutuação suja’ ajuda Peru a manter moeda estável e segurar inflação
-
MUNDO3 dias atrás
Aborto: a igreja no Texas que ajuda mulheres a interromper gravidez
-
Geral4 dias atrás
Cuiabá convoca professores aprovados em seletivo
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
TRE autoriza vereador bolsonarista a trocar de partido em MT
-
POLÍTICA MT2 dias atrás
TRE nega recurso e mantém ação que poderá cassar vereador em MT
-
MUNDO2 dias atrás
No último dia no poder, governo das Filipinas manda fechar site de jornalista vencedora do Nobel da Paz
-
POLÍTICA MT3 dias atrás
“Cumpre o que fala”, diz prefeito sobre gestão estadual